.

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

O walesa da Moita

.
E horas depois, quando chegou à clareira, enveredou, decidido, pelo caminho dos cardos e das árvores sinistras, a gritar desafiante para a floresta:
- Bem sei que podem perseguir-me, arrancar-me os olhos, torcer-me as orelhas, transformar-me em lagarto, em morcego, em aranha, em lacrau! Mas juro que não hei-de ser infeliz PORQUE NÂO QUERO.
E João-sem-medo continuou a subir o caminho árduo, resoluto na sua pertinácia de ocultar o medo - a única valentia verdadeira dos homens verdadeiros.
    José Gomes Ferreira, in Aventuras de João sem medo

Chora-que-logo-bebes está que nem pode. Consternada pelas repercussões catastróficas da aposentação de António Chora.
Chora é deputado municipal na Moita desde 1975. Além disso, foi deputado na Assembleia da República. Pelo Bloco de Esquerda. Mas foi sobretudo um sindicalista sui-generis. Escolhido a dedo pela administração da Auto-Europa para líder da comissão de trabalhadores (a empresa não negoceia com sindicatos) durante o seu consulado de vinte anos nunca a empresa conheceu uma greve. Mas além disso, criou empregos. Só visto: “Estive na liderança da comissão de trabalhadores de 1996 até 2016. E orgulho-me de ter sido membro de uma CT que começou numa fábrica com 144 pessoas. Saí de lá com 4 mil”, disse ele ao “Negócios”.
É um espanto que nunca tenha sido condecorado pelo Cavaco, outro choraquelogobebense emérito.

A aposentação do seu filho dilecto, depois de ter visto chumbados pelos trabalhadores dois acordos negociados pela CT, foi pois muito mais do que uma tragédia, foi uma catástrofe, uma hecatombe para Chora-que-logo-bebes.
Sete meses apenas depois de se aposentar eis que a Auto-Europa está em brasa – em greve – a comissão de trabalhadores que lhe sucedeu demitiu-se e os comunistas preparam o assalto ao castelo, diz Chora, fungando. Se eu ainda lá estivesse esta greve já estava desconvocada – regougou, resfolegando.
Os choraquelogobebenses estão inconsoláveis. Não podem trabalhar aos sábados sem horas extraordinárias, como manda a administração. Agora que os vermelhos fizeram a greve (pularam a cerca, assaltaram o castelo, o palácio d'inverno) os chora-que-logo-bebenses temem represálias, bichas de sete bocas, gigantes de cinco braços, dragões de duas goelas, as sete pragas do Egipto. As televisões de Chora-que-logo-bebes enchem-se de especialistas, como o Camilo Lourenço e o Sousa Tavares, que se manifestam espavoridos e preocupados com a imagem de Chora-que-logo-bebes perante os investidores estrangeiros, com as reacções dos mercados, com o futuro da empresa, o emprego, os dezporcento das exportações, enfim plo pibe de Chora-que-logo-bebes. Choram dia e noite, baba e ranho, em chuveirinho, soluçante e abnegado.
- E se os alemões se zangam connosco e vão mandar fazer automóveis a diesel para a Polónia ou assim? - carpem uns. - Diz que por lá os sindicalistas são todos fofinhos e quase tão anti-comunistas como o choraquelogobebense da Moita - jeremiam outros.

Mas nem tudo está perdido. As esperanças dos choraquelogobebenses estão agora todas depositadas na eleição da nova comissão de trabalhadores. Como a empresa não negoceia com sindicatos, os choras esperam que os trabalhadores, como de costume, elejam alguém nomeado pla administração. Aí sim, a paz social voltará ao vale dos soluços.

Só então António Chora, aliviado, se dedicará finalmente ao seu sonho de aposentado: “dar "aulas de sindicalismo" em escolas técnico-profissionais. Ou seja: ensinar aos estudantes que no mundo do trabalho "isto não é só obedecer a tudo", que têm direitos e que os devem exercer - e como o fazer”. 
.