.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

O jurista João Calvão da Silva, Doutor em direito bancário por coimbra meudeus

.
Nos países “de direito”, os cidadãos livres regem-se por leis. Sintéticas, claras, eloquentes.
Em Portugal não. Em Portugal ninguém se rege por leis, mas por “pareceres”. Quanto mais “douto” for o “parecer” mais autoridade terá – mais força “de lei”.
.
Neste país as leis são redigidas propositadamente numa língua intrincada e ininteligível até a um português licenciado em direito. É por isso que contratam “especialistas”; professores de direito, para as traduzirem em português que se entenda. Esse serviço, digamos assim - em geral principescamente remunerado - chama-se “parecer”. Uma espécie de “Eu acho que”.
.
Os mais considerados “eu acho que” são dados pelos doutos lentes da faculdade de direito da Universidade de Coimbra meudeus, o mais antigo e respeitado dos “achódromos” da nação. 
É aqui que, desde a idade média, é formada (e formatada) a nata dos governantes - os que redigem e aprovam as leis - desta nação valente. É aqui que se lhes ensina a tradição. Nesta, o direito não tem nada que ver com a busca da justiça, mas sim com perpetuação da iniquidade. Esta tradição tão gritantemente medieval continua visívelmente bem viva: tanto nos costumes iniciáticos dos seus estudantes (nas sevícias que alegre e consuetudinariamente impõem uns aos outros) como nos pareceres dos seus doutos professores.
.
É o caso do douto jurista de direito bancário João Calvão da Silva, um dos dois eméritos professores de coimbrameudeus que deram um parecer - o “acho que” entregue plo banqueiro salgado ao banco de portugal e lhe garantiu a “idoneidade” - que justificou a oferta de 14 milhões de euros que este recebeu do empresário guilherme.
.
Ele “achou que”: “É o bom princípio geral de uma sociedade que quer ser uma comunidade – comum unidade -, com espírito de entreajuda e solidariedade. De outro modo, ninguém estaria disponível para dar um conselho, uma recomendação ou informação a quem quer que fosse”.
Por isso, tomei a liberdade de lhe fazer um “retrato”.
 Trata-se do meu parecer. Este é grátis..
.
Adenda - depois de editar esta posta, fiquei a saber que a luminária de coimbrameudeus em referência também é político. Trata-se do mesmo João Calvão da Silva que foi deputado plo pêpêdê (um dos partidos BES) entre 1995 e 1999 e é actualmente presidente do conselho de jurisdição (oláoquiéaquilo) do mesmo partido. É a prova de que sempre é verdade que "les beaux esprits se rencontrent": por vezes, como é notoriamente o caso, até no mesmo corpo - e com o mesmo cérebro.
.

Sem comentários: